FAQ

1. É possível financiar um veículo com nome no SPC ou Serasa?

Nesse quesito, os bancos e financeiras são criteriosos: se você está com nome negativado no SPC ou Serasa, o seu pedido de financiamento não será nem avaliado. Isso porque eles entendem que, se você está devendo na praça, não tem condições de assumir outro compromisso, como o financiamento de um automóvel, antes de limpar o seu nome.

2. Qual a idade mínima e máxima para financiar um carro?

Para aprovar um financiamento de veículo, os bancos e financeiras se apoiam em critérios que, em geral, representam menores riscos, e a idade é um deles. Por isso, para você financiar um carro, é preciso que tenha no mínimo 18 e no máximo 70 anos, apesar de, na prática, ser de conhecimento geral que créditos não são aprovados para menores de 20 anos.

Se esse é o seu caso, ou se você tem mais de 70 anos de idade, é preciso contar com um avalista e que ele tenha parentesco de primeiro grau para que o financiamento seja aprovado.

3. É possível aprovar financiamento de veículo sem entrada?

Na teoria, isso até seria possível, mas por conta do rebaixamento de crédito do Brasil, muitos bancos estão exigindo uma entrada mínima para a aprovação do crédito. Essa taxa é calculada de acordo com o seu score, mas o mais comum é que ela seja de 20% do valor total do veículo.

4. Como funcionam as taxas de juros?

As taxas não são fixas, mudam ano a ano, ou mês a mês, de acordo com cada banco ou financeira. O que não mudam são os três fatores que influenciam essas taxas, e fazem com que elas sejam maiores ou menores:  o ano do veículo que será financiado, a quantidade de parcelas e o valor da entrada.

5. Precisa comprovar renda para financiar um veículo?

Muitos bancos e financeira não pedem um documento, como o contracheque, para comprovar a sua renda. Mas eles precisam de uma segurança em relação aos dados que você fornece, e por isso, em muitos casos, ligam para o seu local de trabalho para confirmar as informações que você forneceu no momento do cadastro.

Independentemente desse processo interno, para conseguir a aprovação do financiamento de um carro, você deve ter uma renda, e a parcela não pode comprometer mais do que 30% dela.

6. Um profissional autônomo pode fazer financiamento de veículo?

É possível, no entanto o seu pedido de financiamento vai ter as mesmas particularidades do feito por uma pessoa jurídica, e o crédito vai ser concedido de acordo com a sua pontuação de score e comprovação de renda por extratos bancários.

7. Qual o score mínimo para aprovar 100% do financiamento?

Não existe uma pontuação específica de score de crédito que garanta a sua aprovação de um financiamento de veículos. Contudo, pontuação acima de 700 pontos é considerada uma boa nota. Entretanto, isso depende de cada instituição.